As exigências podem variar de acordo com as instituições, porém os requisitos básicos para ser um empilhadeirista são:
2 de dezembro de 2025
Requisitos necessários para ser um Operador de Empilhadeira
25 de novembro de 2025
O que é Programa Jovem Aprendiz
Jovem Aprendiz é um projeto do Governo Federal, criado a partir da lei de aprendizagem (lei nº10.097/2000) uma forma de contração de jovens, para estimular o primeiro emprego, entre 14 a 24 anos, a idade máxima só não se aplica a pessoas com deficiência, jovem que também esteja cursando ensino superior também pode participar desde que cumpra as regras estabelecidas.
Com isso os jovens estudantes tem a oportunidade de inclusão, tendo o primeiro emprego e a oportunidade de desenvolver habilidades.
Médias e grandes empresas devem ter de 5% ate 15% dos seus funcionários aprendizes que estejam curando ou concluído os estudos, o contrato tem quer ser registrado na Carteira de trabalho e na Previdência Social com direitos trabalhistas e previdenciários garantidos.
Terá direito ao salário mínimo proporcional às horas trabalhadas, mas pode variar em função de acordos coletivos ou pisos salariais, férias remuneradas, 13º salário, FGTS (2% sobre o salário), descanso semanal, vale transporte, curso de formação profissional, férias após 1 ano de contrato, para os jovens menores de 18 anos as férias tem que coincidir com as férias escolares.
A jornada de trabalho para jovem aprendiz no ensino fundamental deve ser de até seis horas diárias, para os do ensino médio pode ser até oito horas diárias, desde que tenha atividades incluídas teóricas na proporção prevista no contrato e no Programa Jovem Aprendiz.
Não é permitido hora extra, compensar hora, e nem trabalho das 22:00 às 05:00hrs, trabalhar em condições perigosas ou insalubres. O contrato não pode passar de 2 anos.
O aprendiz que não concluiu o ensino fundamental deve estar matriculado na escola e sua frequência tem que ser comprovada.
Para se inscrever o aprendiz ou responsável deve entrar em contato com a instituição parceira que implementa o programa.
O programa e totalmente gratuito para o jovem, tanto como na inscrição e o curso de formação oferecido.
24 de novembro de 2025
Fique atento! O SINDOPER oferece de forma GRATUITA Curso de capacitação profissional de Operadores de Empilhadeiras
23 de novembro de 2025
Como fazer um bom Currículo
Procurar o equilíbrio é o primeiro passo, não exagere nas informações mas também que não esteja vago, nem tão pouco escarço. Usar a clareza com informações organizadas, estruturadas.
O currículo é um documento pessoal, que tem como objetivo de mostrar os conhecimentos profissionais, escolaridade, perfil da pessoa para fins profissionais. Este servira para abrir as portas de um novo emprego ou so seu primeiro emprego.
Fazendo um
bom currículo
Dicas:
Sugestão de configuração: Títulos caixa alta, negrito, fonte Arial ou Calibri, tamanho 16. Preencher os demais com letra minúscula, fonte Arial ou Calibri, tamanho12.
- Procure conhecer um pouco do perfil da empresa que deseja enviar seu currículo, e tente montar seu currículo de acordo com o perfil da empresa.
- Elabore um currículo simples, nada de palavras difíceis, evite fazer um currículo imenso. Procure se objetivo e prático.
- Economize na quantia de dados pessoais, não é necessário colocar todos os dados, apenas coloque: nome completo, telefone, e-mail, idade ou a data de nascimento, endereço de onde você mora. Evite colocar CPF e RG.
- Descreva a sua formação de forma precisa, grau de escolaridade, cursos técnicos, cursos complementares, sempre em ordem do mais recente para o mais antigo.
- Evite o excesso na lista de qualificação, procure colocar aquilo que for mais adequado ao perfil da empresa que pretende deixa seu currículo.
- Capriche na experiência profissional essa é uma das partes mais importantes do seu currículo, faça com bastante cuidado, A ordem deve ser da mais atual para mais antiga.
- Se você estiver uma área que você já atua, é bom que você informe com destaque antes da descrição de suas experiências. Use poucas palavras na hora de informa em que você atua.
- Para quem está a procura de oportunidade do primeiro emprego cite qualificações de estágios, cursos de idiomas, ações voluntarias, intercâmbios, treinamentos, workshops;
- Serviço Voluntário: (opcional). Caso tenha feito algum trabalho voluntário, coloque a onde atuou. Obs: Serviço voluntario tem um grande valor pra empresas.
- Coloque o seu objetivo profissional de forma simples, mas preciso. Evite colocar metas pessoais, planos e sonhos.
- Cuidado com os erros ortográficos, faça uma revisão detalhada de todo o seu currículo se não tem certeza da palavra de uma pesquisada em algum dicionário online.
- Não coloque fotos a menos que seja exigido pela empresa no caso de ter que colocar foto use uma foto simples em que você parece natural e simpático, uma boa foto com luz e fundo neutro.
- Não utilize recursos gráficos para enfeitar o currículo, bordas, fontes diferentes, efeitos de sombra, excesso de cores.
- Não se esqueça da higiene. Então não entregue currículo sujo, amassado ou rasgado para empresa
- Não coloque o que você não sabe.
- Lembre-se o simples e objetivo é sempre a melhor opção.
22 de novembro de 2025
20 de novembro de 2025
19 de novembro de 2025
18 de novembro de 2025
10 de novembro de 2025
Postagens mais visitadas
-
Sindicato dos Operadores de Empilhadeiras oferecerá curso de capacitação profissional (formação) de operadores de empilhadeiras de maneira g...
Postagem em destaque
Requisitos necessários para ser um Operador de Empilhadeira
As exigências podem variar de acordo com as instituições, porém os requisitos básicos para ser um empilhadeirista são: - Idade mínima: 18 ...




.jpg)



